A palavra Halal no idioma árabe significa lícito, permissível. São os produtos julgados consumíveis pelos muçulmanos e são obtido de acordo com os preceitos e as normas ditadas pelo Alcorão Sagrado. Os Produtos Halal não podem conter ingredientes proibidos, nem parte deles.
• Alimentos Halal (Permitido para Consumo)
Todos os animais terrestres são Halal para o consumo, exceto os seguintes: Porcos, cachorros e semelhantes, animais com presas (tais como tigres, elefantes, macacos, dentre outros), animais pestilentos (ratos, centopéias, escorpiões), pássaros predadores e criaturas repulsivas.
Animais Aquáticos são aqueles animais que vivem na água e não conseguem viver fora dela, como por exemplo, os peixes. Todos os animais aquáticos são Halal com exceção dos venenosos ou que causem malefícios a saúde. Animais que vivem na água e no solo, tais como: Crocodilo, tartarugas e sapos, não são Halal para o consumo.
Todos os produtos derivados de plantas e vegetais e seus derivados são Halal, exceto aqueles que são venenosos ou causam malefícios a saúde.
Todos os tipos de água e bebidas são Halal, exceto aquelas que são venenosos, tóxicas e prejudiciais à saúde, como as bebidas alcoólicas.
Qualquer alimento ou bebida produzida com material geneticamente modificado, provenientes de animais ilícitos para o consumo islâmico não são Halal.
• Como é feito o Abate Halal
De acordo com a Lei Islâmica o abate deve ser feito cortando a traquéia, esôfago, artérias carótidas e jugular. Serão abatidos somente animais saudáveis, aprovados pelas autoridades sanitárias e que estejam em perfeitas condições físicas;
A frase “Em nome de Alá, Deus é o maior” (Bismillah Allahu Akbar) deve ser dita antes do abate;
Os equipamentos e utensílios utilizados devem ser próprios para o Abate Halal. A faca utilizada deve ser bem afiada, para permitir uma sangria única que minimize o sofrimento do animal, pois o corte deve ser feito de forma que todo o sangue do animal seja escoado e o animal morra sem sofrimento;
É importante ressaltar que o abate Halal vislumbra produzir produtos seguros e que tragam benefícios à saúde de quem os consome. Portanto, higiene e condições sanitárias são pré-requisitos imprescindíveis para os operadores e suas vestimentas, equipamentos e utensílios empregados no processo.
Por esta razão todo o preparo, processamento, acondicionamento, armazenamento e transporte devem ser exclusivos para os produtos Halal, que obrigatoriamente são certificados e rotulados conforme a lei da Sharia. Inspetores mulçumanos acompanharão todo o processo do abate, uma vez que eles são os responsáveis pela verificação dos procedimentos.